Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

CAMPO DEMONSTRATIVO/UNIDADES EXPERIMENTAIS

Campo Demonstrativo


Sendo uma das mais importantes áreas da cooperativa, o campo demonstrativo é responsável por realizar e validar testes e pesquisas mostrando na prática os resultados, tornando-se assim fundamental para associados e equipe técnica na busca por novas tecnologias que auxiliem na melhoria e eficiência produtiva das lavouras. Os resultados avaliados servem de referência para o planejamento das áreas de produtores associados, e também fonte para pesquisadores e instituições de pesquisa. Além de ser palco de um dos maiores eventos agrícolas do estado, o Campo Demonstrativo Copercampos, também presta serviço para outras cooperativas e empresas de pesquisa através de Ensaios de Pesquisa e Ensaios de Valor Cultivo e Uso, e da colheita mecanizada onde é possível obter maior agilidade no processo de colheita e obtenção de resultados mais precisos.

Áreas Experimentais


A Copercampos conta também com áreas experimentais em suas unidades, onde são realizadas tardes de campo, eventos destinados a avaliação da adaptação dos cultivares em cada região, proporcionando aos produtores e associados conhecer um pouco mais sobre o comportamento de cada cultura em determinadas condições e as melhores tecnologias para serem aplicada de acordo com cada região.

Dia de campo


O Dia de Campo Copercampos está direcionado a transferência de novas tecnologias para a agricultura e pecuária. As vitrines são conduzidas em condições de campo, conforme a recomendação técnica do Dep. Técnico da Copercampos ou das Instituições de Pesquisa. O visitante pode observar o comportamento das culturas de acordo com a tecnologia adotada. Organizado e conduzido pela Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos – Copercampos, é realizado sempre nas últimas semanas de fevereiro.  A parceria com as empresas de sementes, fertilizantes, agroquímicos e expositores em geral, tornou o evento um dos maiores da agropecuária do Brasil.

Histórico


1996-1999
Em 1996 realizou-se um dia de campo, muito simples e direcionado apenas para produtores do município de Campos Novos. Assim foi mantido até a sua quarta edição em 1999. O Campo Demonstrativo da Copercampos, devido as suas limitações, não oferecia estrutura para a realização de um evento maior. O Dia de Campo Copercampos conquistou o seu espaço e ganhou maior dimensão. Exigindo cada vez mais investimentos da cooperativa na área de infra-estrutura e diversificação das atividades.

2000
Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2000, no 5º Dia de Campo, os números já confirmavam uma evolução significativa na diversidade de apresentações em todos os segmentos da agropecuária. O sucesso do evento ultrapassou fronteiras, ficando conhecido em todo o estado, no Brasil e no exterior. A partir desta edição os expositores ampliaram seus contatos, com aumentos significativos nas vendas de máquinas, defensivos e sementes. Merece destaque especial a participação das instituições de pesquisas como Embrapa, Iapar, Coodetec e Epagri apresentando suas tecnologias a campo.

2001
Em 2001, nos dias 14 e 15 de março, o 6º Dia de Campo Copercampos já havia se tornado o maior evento do agronegócio catarinense. Com o privilégio de Campos Novos estar localizado na mais importante área agrícola de Santa Catarina, onde se pratica uma agricultura altamente tecnificada e dinâmica.

2002
No 7º Dia de Campo Copercampos, nos dias 13 e 14 de março de 2002, milhares de participantes tiveram a oportunidade de conhecer as novidades para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. O evento firmou-se como o encontro do agronegócio de Santa Catarina. Pequenos, médios e grandes produtores conseguiram no evento, ampliar horizontes e avaliar suas expectativas e realizações no negócio agrícola e pecuário.

2003
Dias 12 e 13 de março de 2003, no 8º Dia de Campo Copercampos, se concretizou a condição de um dos maiores eventos do gênero na região sul do Brasil e em nível nacional. Esta edição, realizada nos 35 anos da Copercampos em Campos Novos, revestiu-se de pleno êxito.

A Copercampos organizou o evento em parceria com 75 empresas que participaram com stands de produtos e serviços.

O foco do evento manteve o objetivo da primeira edição, ou seja, demonstrar e difundir as novas tecnologias de cultivo de milho, soja, feijão e forrageiras. Produzir mais e com menor custo em uma mesma área é o objetivo fundamental traçado pela equipe técnica da Copercampos e suas parceiras pesquisadoras e produtoras de sementes, fertilizantes e defensivos. A presença de empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos, veículos e ainda nutrição animal geraram um movimento de vendas superando as expectativas.

2004
O evento se supera a cada ano. O sucesso do 9º Dia de Campo realizado nos dias 10 e 11 de março demonstrou a dimensão que atingiu o agronegócio, tornando o Dia de Campo num grande evento tecnológico.

O objetivo inicial do evento ainda é mantido, sendo direcionado a um público alvo formado por agropecuaristas, empresários rurais, profissionais da área de agronomia e técnicos em agropecuária, estudantes e demais visitantes. O que surpreendeu os organizadores é o número de visitantes de outros estados, não só da região sul, como também de outras regiões do Brasil e outros paises.

As palestras continuam sendo um dos pontos fortes, os temas foram pesquisados e escolhidos observando sempre a tendência do agronegócio, atendendo as expectativas dos visitantes.

2005
Realizado nos dias 2 e 3 de março, o Dia de Campo Copercampos em sua 10ª edição atendeu as expectativas dos visitantes. Apesar da estiagem enfrentada pelos produtores o evento manteve o número de visitantes das edições anteriores.

Os visitantes tiveram livre acesso às vitrines e estandes, onde conheceram produtos, novas tecnologias e as recomendações de plantio e condução das lavouras para altas produtividades. A exposição de máquinas e equipamentos, automóveis, medicamentos veterinários atrai os visitantes. O projeto Mecanismos de Produção Limpa, apresentado pela Copercampos chamou a atenção dos visitantes para a preocupação com o meio-ambiente. Esse projeto visa a instalação de biodigestores em todas as granjas da cooperativa e seus integrados.

2006
O 11º Dia de Campo Copercampos manteve o sucesso das edições anteriores. Realizado nos dias 8 e 9 de março, reuniu aproximadamente 5.000 visitantes, um numero menor que as edições anteriores, em virtude da estiagem que por três anos consecutivos penalizou os produtores.

Nas vitrines conduzidas em condições de campo, sem irrigação, foi possível perceber que na adoção das tecnologias disponíveis, mesmo sem chuva, as plantas tiveram um ótimo desenvolvimento.

O destaque do evento foi à demonstração da extração de óleo do girassol, para uso como biocombustível. Os visitantes acompanharam o funcionamento de um trator utilizando óleo de girassol como combustível.

2007
O 12º Dia de Campo Copercampos superou as expectativas. Realizado nos dias 07 e 08 de março, mais de 8.000 pessoas visitaram o Campo Demonstrativo da Copercampos, local do evento.

Inúmeras autoridades prestigiaram o evento participando da abertura oficial, quando na oportunidade foi assinado o projeto Terra Boa, um programa do Governo Estadual.

As palestras, como nas edições anteriores, foram o diferencial, reunindo um grande público.

A palestra de Ana Amélia Lemos foi concorrida, com participação de toda a sociedade camponovense.

As inovações tecnológicas foram o ponto alto do Dia de Campo. Os estandes do Biodiesel receberam inúmeras visitas, bem como as vitrines das Instituições de Pesquisa, empresas de sementes e agroquímicos. Os lançamentos de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária atraíram os visitantes.

2008
Quem visitou o 13ª Dia de Campo Copercampos se surpreendeu com a dimensão do evento, superando as expectativas de público, vitrines e expositores. Mais de 8 mil visitantes passaram nos dias do evento. Realizado nos dias 5 e 6 de março, apresentou muitas novidades tecnológicas que chegaram ao mercado.

As palestras novamente tiveram a participação de um grande público. As Instituições de Pesquisas atraíram os visitantes que aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre os lançamentos tecnológicos.

Temas novos foram abordados: o meio ambiente, o reflorestamento e o incentivo cultural, através de apresentação de filmes em parceria com a Monsanto.

2009
O fortalecimento das vantagens competitivas para tornar o agronegócio um investimento mais atrativo foi o tema do 14º Dia de Campo Copercampos, realizado com sucesso, no período de 10 a 12 de março de 2009.

Mais uma vez o evento alcançou seu objetivo, apresentando aos mais de 10 mil visitantes as novas tecnologias e proporcionando conhecimento, negócios e oportunidades.

As principais atrações foram a apresentação dos cultivares de milho transgênico, a esteira da plantabilidade, fertilizantes BioCoper, palestras, lançamento de cultivares de soja e feijão, híbridos de milho, suinocultura, instituições de pesquisa, reflorestamento, pastagens, expositores de nutrição e medicamentos veterinários e as novidades em máquinas agrícolas e automóveis, Epagri e Cidasc.

2010
No ano em que a Copercampos completa 40 anos de fundação, o 15º Dia de Campo Copercampos realizado de 09 a 11 de março, superou expectativas de público e negócios.

As difusões de tecnologia para as lavouras e a mais pura genética de bovinos leiteiros e de corte foram apresentadas durante o evento. Novos equipamentos e máquinas para mecanizar com qualidade as propriedades foram apresentados pelos expositores, que durante os três dias, receberam produtores e clientes de todo o país e do exterior.

Palestras e lançamentos de novos cultivares de soja também foram destaques no evento da Copercampos, que apresentou o fertilizante BioCoper, como uma opção viável e com resultados satisfatórios em produtividade.

2011
Valorizar o agricultor, difundir tecnologias e principalmente o conhecimento foram às bases do 16º Dia de Campo Copercampos realizado de 01 a 03 de março.

Durante os três dias, informações sobre as mais variadas culturas agrícolas foram conferidas. Da bovinocultura à suinocultura, chegando aos conceitos fundamentais da agricultura de precisão.

Variedades de soja com altos índices produtivos e tecnologia de ponta, híbridos de milho com resistência a glifosato, variedades de feijão com garantia de produtividade, bovinos com alto padrão genético e equipamentos para produção leiteira, demonstrações de pastagens adaptadas a região, suínos e empresas de nutrição animal tanto bovina como para suinocultura, além da já tradicional exposição de máquinas e implementos agrícolas.

Empresas de defensivos químicos e de fertilizantes, além de apresentação do trabalho da Copercampos e suas parcerias foram demonstradas.

As 123 empresas participantes, dos mais diversos ramos do agronegócio proporcionaram aos visitantes dos três estados do sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e de países como Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia um verdadeiro show tecnológico.

2012
A diversificação de atividades na propriedade rural chamou atenção dos agricultores e visitantes do 17º Dia de Campo Copercampos, realizado de 14 a 16 de fevereiro, em Campos Novos.

O evento que contou com a presença de mais de 10 mil pessoas apresentou além de todas as novidades no setor de sementes e produção de grãos da safra de verão – soja, milho e feijão -, vitrines de pastagens diferenciadas dos outros anos, com manejos específicos para a pecuária leiteira e de corte.

Outro ponto forte do evento foi à apresentação da piscicultura como alternativa viável e rentável para os empresários rurais da região e o stand com informações sobre o projeto dos tanques para criação e produção de peixes foi muito visitado.

Trabalhos de manejo de plantas daninhas resistentes, com diferentes produtos e em diferentes situações foram realizados também no 17º Dia de Campo Copercampos e possibilitou aos agricultores, uma visão diferente para enfrentar os problemas que prejudicam a maior eficiência na produção de grãos na região.

A suinocultura e a participação das empresas parceiras da área reforçou o trabalho da Copercampos em possibilitar uma diversificação nas propriedades. Novidades do setor e toda a genética disponível nos suínos produzidos pela Copercampos foram conferidas no evento referência do agronegócio brasileiro.

Com mais de 120 empresas participantes, o 17º Dia de Campo foi considerado sucesso e possibilitou negócios em todas as áreas, principalmente na área de máquinas, implementos agrícolas, veículos e suprimentos para o produtor utilizar nas propriedades rurais.

2013
A 18ª edição do Dia de Campo Copercampos apresentou de 26 a 28 de fevereiro, as novidades no agronegócio brasileiro.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir os lançamentos em novas variedades de soja, como a Intacta RR2 PRO, novos híbridos de milho e sorgo, variedades de feijão, novidades em pastagens e animais de gado de leite e de corte, apresentação da avançada genética em suínos, exposição de máquinas e implementos agrícolas, exposição de veículos e utilitários, além da diversidade de produtos existentes para facilitar a vida do homem do campo.

O Dia de Campo Copercampos, considerado o evento referência do agronegócio brasileiro por ser altamente técnico, contou com a presença de autoridades e principalmente, com a participação de agricultores e visitantes de diversas regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de outros estados, que buscam conhecer as tecnologias existentes para desenvolver as empresas rurais e obter rentabilidade na agropecuária.

2014
Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, o Campo Demonstrativo da Copercampos, tornou-se palco do evento que é referência em difusão de tecnologias, troca de informações, e conhecimento sobre o agronegócio. O 19º Dia de Campo aproximou os agricultores e apresentou as novidades que revolucionam o campo e promoveram a produção de grãos com sustentabilidade. No evento de 2014, a Copercampos juntamente com as empresas parceiras, apresentaram testes realizados com híbridos de milho, variedades de soja e feijão, bem como produtos químicos para o controle de plantas daninhas e de pragas nas lavouras, trazendo assim as melhores opções aos agricultores e possibilitando o aumento da produção e lucratividade.

Para o evento de 2014, investimentos e melhorias foram realizadas no Campo Demonstrativo, como o asfaltamento da rua principal e duas ruas secundarias, facilitando assim o deslocamento e a visitação do público. A área de exposição e estacionamento também foram ampliadas, assim como a construído um pavilhão de 490 m² para a exposição da alta genética de bovinos e ovinos.

Com a participação de mais de 140 empresas, o 19º Dia de Campo, foi realmente um sucesso em difusão de tecnologias.

2015
Referência no agronegócio brasileiro, o 20º Dia de Campo da Copercampos, foi realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro e superou as expectativas dos organizadores. Em comemoração à sua 20ª edição, no pavilhão comemorativo, através de fotos, o público visitante pode acompanhar um pouco da história do evento e também dos 45 anos da cooperativa.

Destaque para o recorde de público e aumento no número de expositores, onde mais de 130 empresas dos mais diversos seguimentos relacionados com o agronegócio estiveram presentes. Na área de máquinas e implementos agrícolas, as opções foram muitas e todos os produtos apresentados contemplam tecnologia com eficiência no campo.

Nas vitrines tecnológicas as empresas comerciais e instituições de pesquisa apresentaram novos matérias e tecnologias, visando o aumento da produtividade nas lavouras e melhores ganhos aos produtores.

Na diversificação da propriedade a demonstração de bovinos, bovinos e suínos e o manejo correto do cultivo das pastagens atraiu a atenção dos visitantes.

2016
Realizado nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2016 o 21º Dia de Campo Copercampos, demonstrou mais uma vez o potencial agrícola da região de Campos Novos, onde 140 empresas dos mais diversos seguimentos relacionados com o agronegócio estiveram presentes no evento.

Durante os três dias, o público que percorreu as vitrines de exposição se mostrou interessado em obter conhecimento e pôde conferir os novos lançamentos em produtos e tecnologias, visando o aumento da produtividade nas lavouras e melhores ganhos. Destaque também para a demonstração de bovinos e o manejo correto do cultivo das pastagens visando diversificação na propriedade. A suinocultura apresentou seu valor e sua representatividade que é visualizada em cada refeição do brasileiro. Já na área de máquinas e implementos agrícolas, as opções foram muitas e todos os produtos apresentados contemplaram a tecnologia com eficiência no campo.

2017
O 22º Dia de Campo da Copercampos, novamente superou as expectativas tanto em número de público visitantes quando em novidades e tecnologias para o agronegócio. Foram três dias onde mais de 140 empresas apresentaram suas melhores soluções para atividades agrícolas. O Dia de Campo da Copercampos, oferece oportunidades em diversos seguimentos do agronegócio, desde a pecuária com a comercialização de bovinos de corte e leite até a venda de maquinário e tecnologias em agroquímicos e sementes que auxiliarão na qualidade e produção das lavouras.

A 22ª edição também apresentou área de negócios nas linhas de automóveis e utilitários e na comercialização de insumos e produtos agropecuários. A parceria com empresas de sementes e agroquímicos, disponibiliza ao público visitante conhecer o que há de mais moderno em tecnologias para as lavouras, e assim difundir a tecnologia na busca por uma agricultura cada vez mais qualificada e rentável, trazendo opções para grandes, médias e pequenas propriedades. Nesta edição a área de pecuária contou com cerca de 120 animais entre bovinos, ovinos e suínos, para este evento a Copercampos em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Simental e Simbrasil, realizaram uma exposição das raças e julgamento dos animais.

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 338 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK