Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOSSA HISTÓRIA

Na década de 70 a principal cultura agrícola na região de Campos Novos era o trigo, e foi na busca por melhores condições e solucionar problemas de armazenagem, que em 08 de novembro, às nove horas da manhã, o salão paroquial da Igreja Matriz foi palco da pioneira iniciativa de 100 produtores que acreditaram no projeto de constituição de uma cooperativa que é referência no setor agropecuário, a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos.

O Projeto inicial era construir apenas um armazém para a produção de trigo e, um frigorífico para abate de gado de corte, atividade de destaque no município naquela época. Em 1971, um ano após ser constituída, um dos principais objetivos – a construção de um armazém – já se tornava realidade. A nova unidade recebeu naquele mesmo ano a produção de uma excelente safra, 24.389 sacos (60kg cada) foram armazenados. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso.

Em agosto de 1972, em Assembleia Geral os associados decidiram promover uma campanha para incentivar o plantio da soja no município e, para isso, passaram a visitar os produtores em suas próprias residências. Em busca de maiores informações sobre a cultura, fizeram viagens ao Rio Grande do Sul. Em poucos anos, o trigo já não era mais a principal cultura agrícola e, soja, milho, feijão e forrageiras (aveia e azevém) começaram a conquistar espaço.

A implantação de um departamento técnico composto por diversos Engenheiros Agrônomos e Veterinários reforçou a assistência aos associados, possibilitando a profissionalização no setor de grãos e o início de novas atividades como o gado de leite e a suinocultura. A partir de então, a Copercampos passava a se firmar como o alicerce de seus associados, garantindo condições de produção e de comercialização. O número de sócios aumentava e a cooperativa crescia cada vez mais.

O planejamento estratégico que passou a ser implantado na década de 90 – prevendo ações de longo prazo – garantiu um novo rumo aos negócios da cooperativa. Foi nesta época que se passou a planejar o crescimento da suinocultura e a possível construção de um frigorífico para industrializar a produção. Meta que, se tornou realidade.

A formação de Comitês Educativos para aproximar ainda mais a cooperativa e seus sócios assim como a profissionalização dos mesmos através de orientações, cursos e do acesso a novas tecnologias foi essencial para o fortalecimento das atividades desenvolvidas. Estas ações, aliadas ao bom planejamento da diretoria possibilitaram que muitos períodos de crise pudessem ser superados sem maiores consequências. Excesso de chuva ou seca e planos econômicos abalaram o sistema e, causaram até o fechamento de algumas cooperativas. Mas, neste período os sócios desempenharam papel fundamental para garantir a estabilidade da cooperativa através do aumento de capital e da reprogramação de suas atividades na propriedade.

Galeria de fotos

  • Praça de Campos Novos - 1930

  • Lida Campeira - Início do Século XX

  • Colheita de trigo

  • Lavoura da primeira colheita de trigo recebida no primeiro armazém da copercampos - 1971

  • Primeiro portal de Campos Novos - 1966

  • Copercampos - 1976

  • Nevasca - 1979

  • Praça de Campos Novos - 1930

  • Lida Campeira - Início do Século XX

  • Colheita de trigo

  • Lavoura da primeira colheita de trigo recebida no primeiro armazém da copercampos - 1971

  • Primeiro portal de Campos Novos - 1966

  • Copercampos - 1976

  • Nevasca - 1979

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK