• Associado
  • Webmail
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

NOSSA HISTÓRIA

Na década de 70, a principal cultura agrícola na região de Campos Novos era o trigo, e foi na busca por melhores condições e solucionar problemas de armazenagem, que em 08 de novembro, às nove horas da manhã, o salão paroquial da Igreja Matriz foi palco da pioneira iniciativa de 100 produtores que acreditaram no projeto de constituição de uma cooperativa que é referência no setor agropecuário, a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos.

O Projeto inicial era construir apenas um armazém para a produção de trigo e, um frigorífico para abate de gado de corte, atividade de destaque no município naquela época. Em 1971, um ano após ser constituída, um dos principais objetivos – a construção de um armazém – já se tornava realidade. A nova unidade recebeu naquele mesmo ano a produção de uma excelente safra, 24.389 sacos (60kg cada) foram armazenados. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso.

Em agosto de 1972, em Assembleia Geral os associados decidiram promover uma campanha para incentivar o plantio da soja no município e, para isso, passaram a visitar os produtores em suas próprias residências. Em busca de mais informações sobre a cultura, fizeram viagens ao Rio Grande do Sul. Em poucos anos, o trigo já não era mais a principal cultura agrícola e, soja, milho, feijão e forrageiras (aveia e azevém) começaram a conquistar espaço.

A implantação de um departamento técnico composto por diversos Engenheiros Agrônomos e Veterinários reforçou a assistência aos associados, possibilitando a profissionalização no setor de grãos. Ainda na década de 70, os associados iniciaram a produzir sementes de soja. Esta atividade garante até os dias atuais, maior rentabilidade com a cultura. Hoje, a Copercampos é reconhecida como uma das importantes sementeiras do Brasil, produzindo sementes de soja, trigo, feijão e forrageiras como triticale, centeio, aveia preta, aveia branca, azevém, nabo forrageiro, milheto e capim sudão.
  • Para diversificar ainda mais as atividades no campo, a Copercampos incentivou o início de novas atividades como produção de leite e a suinocultura.

  • Nos anos 90, a cooperativa implantou o programa de planejamento estratégico, que garantiu um novo rumo aos negócios da cooperativa. Foi nesta época que se passou a planejar o crescimento da suinocultura.

  • Com programas para valorizar o associado e comunidade, a cooperativa criou os programas de Fidelidade e de Bonificação de Sementes, Núcleo Feminino, Programa Jovens Empreendedores Copercampos e o projeto social Alegria de Viver – Relevando Talentos, fortalecendo a união cooperativista.

Nos últimos anos, a Copercampos ampliou sua área de atuação, a fim de estar cada vez mais próxima do homem do campo. Esta expansão se deu nos últimos 10 anos, com construção de novas unidades de armazenagem de grãos, unidades de Beneficiamento de Sementes, Lojas, Supermercados, Usina Fotovoltaica e Granjas de Suínos, além de ampliações em unidades já existentes.

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter