Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Dia 15 de abril marca o Dia Nacional da Conservação do Solo

15/04/2015

Em 13 de novembro de 1989 foi publicada a lei federal de número 7.876, instituindo o dia 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo, essa data requer uma reflexão sobre a conservação do solo e o uso racional desse recurso, o qual é fundamental para a sustentabilidade e produtividade agrícola.  Usá-lo conforme a sua capacidade, sua aptidão e protege-lo é, além de uma condição técnica e econômica uma atitude de sobrevivência.

A má utilização da terra e métodos de manejo incorretos do solo e das culturas acarretara em um processo de degradação do solo. A principal causa da degradação é a erosão provocada pela água da chuva, e intensificada pelo uso de práticas agrícolas incorretas, que remove a camada superficial do solo, deslocando preferencialmente argila e matéria orgânica, assim podemos considerar que há uma perda significativa na qualidade do solo. Além dessa consequência devemos lembrar que esse solo removido é arrastado para dentro dos rios e lagos podendo ocasionar o assoreamento dos mesmos.

Nesse sentido o Departamento Técnico da Copercampos realiza um trabalho constante junto aos produtores rurais para o correto uso, manejo e conservação do solo afim de que se possa a cada safra obter uma melhoria constante do solo, com qualidade e com isso obter o retorno desejado de produtividade que os produtores esperam na região de atuação da cooperativa.

“Temos atuado principalmente na aplicação da agricultura de precisão nas propriedades, principalmente em amostragem correta de solos, dando um parecer mais realista de como está cada talhão. Outras atuações também fazem parte da conservação do solo, tais como: alocação de estradas em nível, plantio direto com rotação de culturas e sistematização de fertilidade do solo”, informa a Engenheira Agrônoma da Copercampos, Mirela Rosseto Bertoncello.
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK