Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Culturas de inverno são opções para diversificação da safra

23/04/2015

Além da diversificação, o plantio das culturas de inverno é importante para o preparo do solo para a safra de verão e corresponde a uma segunda opção de renda para o produtor durante o ano. Com a rotação o produtor poderá organizar o plantio com planejamento do sistema de produção, oportunidade do mercado para comercialização da produção, e domínio tecnológico das diferentes culturas. A vantagem é que a terra será utilizada durante os 365 dias do ano.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Coordenador do Departamento Técnico da Copercampos, Marcos Schlegel, a expectativa é que entre as culturas de inverno cultivadas neste ano na região de Campos Novos, estejam a aveia branca e preta, azevém, nabo forrageiro, ervilhaca, cevada e trigo. “A rotação de culturas traz benefícios econômicos como a redução do impacto de custos fixos, já que o cultivo de novas opções vai utilizar a mesma estrutura de máquinas, equipamentos e pessoal estabelecida para a soja e o milho”, ressalta Marcos Schlegel.
 
Conforme o Departamento Técnico da Copercampos entre as variedades de trigo estão os cultivares Ametista, BRS Gralha Azul, BRS Parrudo, BRS Sabiá, Marfim, Quartzo, TBIO Alvorada, TBIO Iguaçu, TBIO Pioneio, TBIO Sintonia e TBIO Toruk. Já na cultura da cevada em parceria com a Agrária, será o cultivar MN 6021 que este ano, além de Campos Novos também deve ser cultivado nos municí- pios do Rio Grande do Sul, Barracão e São José do Ouro.
 
“Podemos destacar também as áreas de produção de sementes de aveia preta, Embrapa 29, Embrapa 139, BRS Centauro, BRS Madrugada e Iapar 61, além dos cultivares de semente de azevém, BRS Ponteio, Fepagro São Gabriel e Empasc 304 Serrana”, enfatiza Marcos Schlegel.
 
De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Coordenador do Departamento Técnico da Copercampos, nos casos em que há integração de lavoura e pecuária, é fundamental que o produtor evite o excesso de compactação do solo. Segundo, Marcos Schlegel, o grau desta compactação é influenciado pela textura do solo e a sua umidade, associados ao manejo da pastagem, ou seja, taxa de lota- ção, tempo de pastejo e resíduo de forragem após o pastejo.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK