Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Copercampos investe em Inseminação Artificial Pós Cervical (IAPC)

22/10/2015

Com o passar dos anos, muitas tecnologias estão sendo implantadas na suinocultura moderna, a fim de aumentar a produtividade e lucratividade. Essa tecnologia de inseminação pós-cervical, é mais uma ferramenta, que permite utilizar os melhores reprodutores, podendo fazer uma seleção dos melhores animais, melhorando posteriormente os índices e obviamente o resultado.

De acordo com Supervisor de Produção de Suínos da Granja dos Pinheiros, Júnior de Oliveira Couto, a utilização deste sistema reduz a quantidade de células espermáticas de 2,5 bilhões para 1,5 bilhões/dose, ocorrendo uma otimiza- ção do sêmem e uma redução de volume da dose, baixando de 90ml para 50ml/ dose.

“Assim também temos economia em materiais utilizados na central e com ração, menor quantidade de reprodutores, otimização da mão de obra e melhor utilização dos recursos físicos, energia, espaço, equipamentos, etc. Na prática o diferencial desta tecnologia em relação à outras, é que dentro da pipeta guia, possui um cateter que ultrapassa a cérvix da fêmea, dessa forma, deposita-se o sêmen no colo uterino, adiantando o processo, assim, podemos utilizar uma dose com volume menor e com menos células espermáticas”, enfatiza Júnior de Oliveira Couto.

“A Granja dos Pinheiros, em especial, a equipe do setor de gestação, comprou mais essa ideia e desde março de 2015, vem utilizando essa técnica. Os primeiros partos aconteceram no final de junho/15. Desde de então, os resultados só melhoraram, pois no último mês setembro/15, a granja bateu o Record, atingindo 15,2 nascidos totais/fêmea. Essa técnica é usada em fêmea paridas que após desmamar, entram em cio e nesse momento é feito o processo. Em leitoas-marrãs(nulíparas), é feito a inseminação tradicional, Inseminação Artificial Intracervical (IAIC)”, ressalta o Supervisor de Produção de Suínos da Granja dos Pinheiros, Júnior de Oliveira Couto
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK