Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Inovação Técnologica permite incremento de produtividade da cultura da soja

22/11/2016

Por ser a fixação biológica de nitrogênio atmosférico a principal fonte de nitrogênio para a cultura da soja, o Departamento Técnico da Copercampos resolveu estudar um pouco mais a fundo está inovação por entender que os produtores estavam de certa forma não aproveitando todo o potencial que a fixação biológica proporciona, sendo por forma inadequada de inoculação ou até mesmo abandono total da utilização de inoculantes devido à dificuldade operacional do processo. Outro fator foi que com a adoção do Tratamento de Sementes Industrial (TSI), a posterior inoculação se tornava inviável pois umedece novamente a semente e ocorre o escorrimento do tratamento já realizado.
 
Após três anos de testes, a partir desta safra de soja, a Copercampos começou a utilizar em seu Tratamento Industrial o inoculante Nitragin CTS 200®. Esse novo produto está registrado no Ministério da Agricultura, permitindo a pré-inoculação com até 38 dias de antecedência e misturas com inseticidas e fungicidas no pré-tratamento industrial.
 
Durante os três anos de testes no Campo Demonstrativo e a nível de lavoura na safra de 2015/2016, a tecnologia mostrou-se eficiente, sempre mantendo a produtividade em relação a inoculação realizada no momento da semeadura, como recomenda a pesquisa. Foram comparativos de rendimento e número de nódulos nas plantas.
 
“Usei o inoculante longa vida na safra passada em campo nativo e teve excelente eficiência, obtive resultado de 4,7 sc/ha de incremento de produtividade em relação a inoculação tradicional da fazenda. Esta safra que está sendo plantada estamos usando em área total”, destaca o produtor associado da Copercampos Antonio Zanette Neto, de Campo Belo do Sul.

  Padrão Produtor/                                                                         Técnologia Copercampos
Padrão Produtor/ Técnologia Copercampos


 

    Padrão Produtor/                                                                         Técnologia Copercampos
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK