Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Agricultura de Precisão garante produção diferenciada

11/07/2017

Na região de Campos Novos, a Agricultura de Precisão (AP) vem produzindo lavouras mais uniformes e produtivas. Garantir a continuidade desta ação possibilita não só resultados em produção, mas também economia ao produtor que utiliza as ferramentas de AP.

A utilização das técnicas iniciou tímida na região nos anos de 2010 e 2011, com correções de solo, porém, com o avanço da tecnologia, os produtores investiram mais para conhecer cada parte da sua lavoura, identificando as necessidades de nutrientes e corrigindo o solo. As máquinas também evoluíram e hoje, com sistemas específicos e atualizados o trabalho foi facilitado.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Copercampos Solimar Zotti, a Agricultura de Precisão merece o investimento. Nas áreas em que a AP é realizada, os resultados são diferenciados. “O que estamos vendo nestas últimas safras, é que a fertilidade de solo uniforme, tem gerado uma produtividade maior de grãos. Sabemos que a tecnologia tem seu custo, mas nas áreas com acompanhamento contínuo em AP, a produtividade foi diferenciada. O custo de implantação da AP não pode se tornar um empecilho”, destaca Solimar.

A agricultura de precisão veio para dar uniformidade a lavoura. Se não há uniformidade, alguma coisa pode estar acontecendo. A quantidade de adubo utilizada, de acordo com as necessidades, é outro ponto positivo da tecnologia. “Com as informações programadas no computador de bordo das máquinas, dispostas no mapa de fertilidade da propriedade, após análise do solo, há também uma economia de produtos, fazendo com que a área só receba a quantidade de produtos que necessita”.

Além da economia em fertilizantes, a correção de solo possibilita lucratividade. “Temos casos de produtores que aumentaram a produtividade em 5 a 6sacos/ha. Além disso, nas manchas existentes em que muitas vezes o produtor acredita ser por deficiência de calcário, por exemplo, são solucionadas com informações precisas, como excesso ou deficiência do nutriente. A Agricultura de Precisão dá um diagnóstico de toda a área e com isso, quem ganha é o produtor”, afirma Solimar.

A vantagem do sistema é de possibilitar um melhor conhecimento do campo de produção, permitindo, desta forma a melhor tomada de decisões, como por exemplo, uma maior capacidade e flexibilidade para a distribuição dos insumos naqueles locais e no tempo em que são mais necessários, minimizando os custos de produção; uniformidade na produtividade. Aplicação localizada dos insumos necessários para sustentar uma alta produtividade contribui com a preservação do meio ambiente, além da redução dos custos da produção. 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK