Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Associado da Copercampos investe no Compost Barn e produção leiteira aumenta

19/07/2017

Vilibaldo Erich Schmid implantou sistema há aproximadamente 60 dias. Saiba como funciona e os diferenciais do projeto do associado.

Uma novidade vinda dos Estados Unidos da América tem proporcionado evolução no sistema de produção leiteira da região. Com o sistema Compost Barn, os animais ficam confinados em um espaço durante todo o dia.

O modelo de instalação que visa proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos animais e, consequentemente, o aumento dos níveis de produtividade, foi implantado pelo associado da Copercampos, Engenheiro Agrônomo Vilibaldo Erich Schmid, há aproximadamente 60 dias. O agropecuarista visitou propriedades antes de iniciar a construção e implantação do sistema, e é nisso, que segundo ele, o modelo desenvolvido na propriedade, é diferenciado.

Mesmo iniciando no sistema, Vilibaldo Schmid está satisfeito com os resultados obtidos, tanto na relação produção por animal, como manejo e sanidade das vacas leiteiras. “Conhecer o sistema implantado em outras propriedades foi fundamental para que pudéssemos construir o alojamento para os animais. Fizemos um investimento que já tem apresentado resultados com aumento de até 30% na produção geral e também diminuindo a mão-de-obra de funcionários, por ter um sistema diferenciado de automação em algumas etapas do processo”, informou.

O incremento da produção está relacionado a diversos fatores, como na acomodação dos animais e nutrição. O sistema implantado na propriedade do associado da Copercampos foi projetado para abrigar 160 vacas leiteiras, com 15 m² de área para cada animal. “Hoje nós estamos com 115 animais alojados e nosso objetivo é de trabalhar com 120 animais, mesmo que tenhamos espaço para 160 vacas, porque queremos trabalhar com o melhor animal e faremos constante seleção para manter um padrão de produção. Hoje temos três lotes no alojamento com vacas que produzem até 30 litros de leite/dia, acima de 30l/dia e as vacas prenhes”, explicou o associado, Eng. Agrônomo Vilibaldo.

O Compost Barn consiste em uma grande área coberta de descanso para vacas leiteiras revestida com uma cama de serragem e com compostagem do esterco produzido pelos animais. A cama se mantém com temperatura média de 50° para que a compostagem seja eficiente e os animais se sentem confortáveis para deitar após a alimentação e ordenha. O principal objetivo é proporcionar aos animais, um local confortável e seco durante todo o ano. Quanto a cama, o manejo na propriedade é realizado por um sistema automatizado, que revolve a compostagem, reduzindo assim sua umidade e consequentemente, aumentando a eficiência dos micro-organismos na composteira.

Vilibaldo lembra dos dias chuvosos enfrentados nos meses de maio e junho em que a produção se manteve no mesmo nível do período seco. “Há um maior conforto para as vacas, porque enfrentávamos problemas com o clima e a produção inevitavelmente diminuía. Hoje não, temos um padrão da produção, além de termos vacas mais sadias. A sanidade dos animais é evidente”.
Vacas mais limpas, redução de problemas de perna e casco, aumento na produção de leite, menor odor e incidência de moscas, além de melhores condições de trabalho aos produtores são itens principais identificados com a implantação do sistema.

A produção leiteira a galpão, como pode ser denominado o sistema, possibilita que pequenos produtores tenham lucratividade no leite. “O tamanho da área é de acordo com a possibilidade do produtor. Conhecer sistemas, exemplos implantados, é fundamental para o produtor que deseja iniciar com o Compost. Eu fui atrás desse conhecimento e implantamos um modelo que é o mais viável para a propriedade”, explicou ainda Vilibaldo Schimid.

Com uma alimentação rica em nutrientes, genética de ponta e conforto aos animais, a produção de qualidade e quantidade será conquistada. “Produzir mais leite é fundamental e para isso é preciso manejar os animais e ter uma alimentação equilibrada. Hoje nós temos um sistema funcional e que já aumentou nosso resultado de produção leiteira e com o passar do tempo, desejamos selecionar ainda mais os animais para que essa média por animal seja maior e consequentemente a propriedade seja mais eficiente”, finalizou o associado.
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK