Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Vigor e germinação dos lotes de sementes de Soja da safra 2016/2017 da Copercampos apresentam ótimo padrão

01/08/2017

 
A qualidade das sementes da Copercampos é comprovada por testes realizados em seu próprio Laboratório de Análises de Sementes – LAS que foi fundado em 1988 e no ano de 2010 recebeu uma nova e moderna estrutura. O LAS conta com uma equipe qualificada, equipamentos modernos e um sistema totalmente informatizado. Com agilidade, as avaliações dos cultivares são apresentados pela equipe profissional que comprova a eficiência das sementes para comercialização e consequente semeadura.

Somente na cultura da soja, o LAS da Copercampos realizou até o momento, análises de mais de 6.200 amostras, destas 3.200 são lotes de produção da Copercampos sendo que das 43 cultivares, 22 são licenciados da Copercampos e 21 cultivares são produzidos verticalmente para as empresas Agroeste, Advanta, DOW AgroSciences, Nidera e Syngenta. Segundo levantamentos apresentados pela Responsável Técnica do LAS Engenheira Agrônoma Maria Luiza Guizzardi Carlesso, e Coordenadora de Qualidade Bióloga Vanessa Pezzini Scalon, a média de germinação dos lotes já avaliados é de 93%. Já o vigor através do teste de Envelhecimento Acelerado (48 horas/41ºC) das sementes produzidas na Copercampos tem média de 89%. A qualidade da semente de soja é essencial para a obtenção de um estande adequado de plantas, pois a semente, quando colocada no solo para germinar, normalmente encontra condições adversas de umidade e temperatura, entre outros fatores. Uma semente de alto vigor possui maior chance de superar estas condições.

“Esses dados atestam a qualidade das sementes produzidas na Copercampos e que se fortalecem com a produção da soja, por exemplo, no campo. Nesta safra 2016/2017, recebemos sementes com alto padrão e que demonstram todo o trabalho realizado por técnicos, associados e cooperativa, para manter a excelência na produção de sementes”, informou Maria Luiza.

Para a Bióloga Vanessa Pezzini Scalon, o material produzido na última safra nos campos sementeiros da Copercampos é diferenciado, “Somos responsáveis por atestar a qualidade das sementes produzidas na cooperativa, onde realizamos testes de germinação; análise de pureza; peso de mil sementes; exame de sementes infestadas; teste de Tetrazólio; determinação de outras sementes por número; teste de envelhecimento acelerado; detecção de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) e patologia de sementes”, informou Vanessa.

Aperfeiçoamento constante

Para que a equipe do Laboratório de Análises de Sementes da Copercampos tenha agilidade e amplie seus conhecimentos, são realizados rotineiramente, treinamentos e capacitações internos e externos.

A novidade este ano é que o Laboratório de Análise de Sementes vai promover o I Curso para Analista de Sementes em Campos Novos/SC, que tem o objetivo de capacitar responsáveis técnicos, bem como analistas que exerçam atividade de análise de sementes em laboratórios da área agrícola. O treinamento será ministrado pela Dra. Rosinha Maria Peroni Mesquita e Dra. Marta Xavier Guerreiro de Lemos na estrutura do LAS e será exclusivo para funcionários. A partir de 2018, o Curso no LAS Copercampos será realizado anualmente, com vagas abertas para demais laboratórios e interessados da região. Os interessados em saber mais do treinamento devem entrar em contato com a Bióloga Vanessa Pezzini Scalon pelo e-mail pezzini@copercampos.com.br.
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK