Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

TSI garante início de ciclo saudável

08/08/2017

TSI garante início de ciclo saudável
Na busca pelas altas produtividades, a segurança e proteção são conceitos primários do produtor rural. Dentre os insumos utilizados na agricultura, existe um tão nobre e estratégico que define o sucesso ou fracasso. As sementes de alta qualidade, certificadas, e com alta germinação e vigor são capazes de impor altas produções no campo.

A genética de sementes está sendo constantemente debatida e aperfeiçoada e por ser considerada um dos maiores investimentos do produtor, merece cuidados e atenção. Classificadas com atributos: físico, fisiológico, genético e sanitário, a semente é a chave para a glória.

Mas onde está a produtividade? Para o Engenheiro Agrônomo da Copercampos, Marcos André Paggi, o segredo para a excelência em produção está associado a diversos fatores, desde manejo, solo e nutrição. “Isso tudo é importante, mas temos que contar com plantas aptas à produção. É preciso usar a melhor genética possível, ter o maior número de plantas produtivas por área, buscar a melhor resposta de cada planta na lavoura e o principal, o produtor não pode cotar preço de semente. Semente se cota em qualidade e não em valor financeiro”, destaca o profissional.

Prática benéfica para a agricultura, o TSI protege as plantas no momento em que as mesmas estão mais sensíveis ao ataque de pragas e doenças, possibilitando um início de ciclo saudável e seguro, ampliando ao máximo suas potencialidades e reduzindo as chances de perdas. O TSI (inseticidas, fungicidas, polímeros, etc.), melhora a plantabilidade e garante uma assepsia das sementes com eficiência, possibilitando uma emergência das plântulas mais uniforme.

“A semente é um ser vivo e neste período há muito ataque de fungos e pragas de solo e para proteger e garantir a qualidade fisiológica da semente, o TSI é essencial. Fungicidas e inseticidas são bases para o tratamento, e dependendo do TSI, a proteção da semente varia de 15 a 28 dias. Lembrando que o investimento do TSI é de até 3% do custo total da lavoura”, informa Paggi.

Agregado a semente, há um pacote tecnológico genético, e o TSI visa uma maior proteção e qualidade desta semente. “Fungicida, inseticida, inoculante longa vida, polímero e pó-secante. Esses são os produtos aplicados no TSI e que protegem as sementes de pragas e doenças de solo”. Paggi lembra ainda que segundo pesquisas, para cada 2,5 pontos de vigor, equivale a um (1) saco de soja.

Alguns produtos utilizados no TSI podem ser utilizados com até 6 meses de antecedência ao plantio, sem interferir em germinação e vigor das sementes. “Além de facilitar o manejo do produtor, garante que todas as sementes terão os ingredientes ativos de forma homogênea, melhorando a fluidez e distribuição na semeadura”.

No TSI, parâmetros de qualidade são aplicados, como no desprendimento de poeira, onde ocorre o beneficiamento adequado das sementes, com uso de formulações adequadas, especificamente desenvolvidas para o tratamento de sementes com uso de filmes polímeros de revestimento. “A população final para cada cultura é a chave para o sucesso para produção”.

O uso de polímeros, além de melhorar a identificação e o visual das sementes tratadas, apresenta outras vantagens positivas, como a melhor distribuição de fungicidas e inseticidas nas sementes; maior adesão dos ingredientes ativos sobre a semente; melhora da fluidez na distribuição das sementes durante a semeadura; reduz poeira e também há menor exposição dos ingredientes ativos, aumentando assim a segurança.

A Copercampos dispõe de quatro unidades de TSI em dois sistemas (Batelada e de Fluxo Contínuo). “Testes de qualidade são realizados continuamente na Copercampos em parceria com a Syngenta, para avaliar a qualidade do TSI, por meio dos testes tipo HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) que determina a dosagem de ingrediente ativo aplicada por semente, que atestam que as sementes têm 100% do produto químico recomendado”, explicou ainda o Engenheiro Agrônomo.

Trabalhar com sementes de alta qualidade fisiológica (alto vigor e germinação), e protege-las para um início de ciclo saudável são ações necessárias para o produtor que deseja obter altas produtividade em suas lavouras.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK