Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Debate e promoção da produção de sementes de qualidade

14/08/2017

Reunião com a presença da Cidasc, Aprosesc, Sulpasto e Copercampos busca alinhar ideias sobre a produção sementeira durante o XX Congresso Brasileiro de Sementes.

Durante o XX Congresso Brasileiro de Sementes, realizado em Foz do Iguaçu/PR, de 07 a 10 de agosto, os representantes da Copercampos, Engenheiro Agrônomo Marcos Schlegel e Larissa Fatima Bones, participaram de encontro com a Cidasc, Aprosesc e Sulpasto, para debater estratégias e ações visando o alinhamento na produção de sementes.

No encontro, foram apresentadas oportunidades e ressaltados os desafios na cadeia produtiva, como maior integração dos produtores de sementes, sensibilização dos usuários e responsabilidades na produção de sementes, necessidade de aprimoramento da legislação e corpo técnico, além da defesa do interesse do agricultor, como a exigência de padrão mínimo de qualidade de sementes.

De acordo com os representantes da Copercampos, é relevante evoluir nos processos e na legislação para produção de sementes visando resultados no campo. A aquisição de sementes certificadas possibilita garantias ao produtor e rentabilidade ao final da safra.

Cadeia sementeira reunida

Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o XX Congresso Brasileiro de Sementes reuniu mais de 1.200 participantes de todos os elos da cadeia sementeira nacional. 

Nos quatro dias de Congresso, academia, pesquisa, produtores de sementes, agricultores e indústria estiveram debruçados sobre os maiores gargalos da cadeia sementeira e buscaram soluções para desafios como o combate à pirataria de sementes; a necessidade de atualização da Lei de Proteção de Cultivares (LPC) e regulamentação para inovações em biotecnologia, como as CRISPRs.

Os avanços tecnológicos e necessidade de avanço para a pesquisa de sementes também foram pontuados. Assuntos como métodos de análise não invasivos; biotecnologia e as novas possibilidades de edição genômica; novos olhares sobre o conceito de Vigor e a necessidade de se estabelecer métodos para culturas como trigo e forrageiras, são pontos a serem olhados nos próximos anos da pesquisa de semente.  

Durante todo o evento, trabalhos foram apresentados, assim como palestras e painéis debateram a evolução do sistema. No congresso, mais de 40 empresas estiveram expondo soluções e inovações que já estão disponíveis no mercado para o produtor de semente e para o agricultor.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK