Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

As novas tecnologia são essenciais para o sucesso na lavoura

03/01/2018

Família Gonçalves utiliza novas ferramentas de Agricultura de Precisão para produzir com eficiência. Novas máquinas com sistema de plantio em taxa variável são utilizadas nas lavouras dos associados da Copercampos.

Do trabalho árduo e uso braçal às ferramentas digitais. A evolução da agricultura é constante e o aprendizado na condução das lavouras passa de geração em geração. Na Família Gonçalves, do patriarca Antônio Gonçalves de Morais, os ensinamentos diários para os filhos e netos resulta em produtividade e rentabilidade.

Acompanhando as novas tecnologias, a família Gonçalves aplicou já nesta safra de verão, a Agricultura de Precisão (AP) na semeadura das lavouras, graças a aquisição de uma semeadora com tecnologia para distribuição de sementes e adubo em taxa variável.

Para os responsáveis pelo trabalho na lavoura, já que a família diversifica atividades (lavoura, pecuária e suinocultura), acompanhar a tecnologia é o caminho para o sucesso no campo. De acordo com Reni Gonçalves e José Ademir Gonçalves é preciso pensar em economia e em aumento da produção nas lavouras. “Nós precisamos acompanhar a tecnologia, economizar em produtos e ter um aumento de produtividade nas lavouras. Nós desejamos o máximo de produção e é por isso que investimos na Agricultura de Precisão. O uso das ferramentas disponíveis é essencial e fazendo nossa parte, vamos elevar nossa produtividade”, explicou.

Para Jocinei Gonçalves, a margem de ganho é baixa na lavoura e diminuir custos é essencial. “Nós hoje temos uma precisão maior no plantio para gerar resultados e ganhos em produtividade”, informou.

Aplicação da AP

As novas tecnologias disponíveis em plantadeiras podem ser a chave de sucesso na colheita. Após a escolha de sementes e fertilizantes, é no momento do plantio, que muito do resultado final da lavoura se define e os agricultores tem, hoje, à sua disposição o que há de melhor em máquinas agrícolas.

São tratores, plantadeiras e colheitadeiras para todo o tipo de terreno e capacidade de plantio. Especificamente as plantadeiras tem ganhado atenção e novos investimentos são realizados pelos produtores rurais. Na Fazenda Gonçalves, na região de Dal Pai, interior de Campos Novos, o uso de novas máquinas com tecnologia de Agricultura de Precisão (AP) tem possibilitado a redução de custos no plantio, uniformidade de semeadura e melhores produtividades.

O sistema de taxa variável, por exemplo, já aplicado na propriedade nesta safra permite o controle de sementes e fertilizantes durante o plantio, explorando a potencialidade do solo e oferecendo redução de custos ao produtor. De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Copercampos Solimar Zotti, que presta assistência na Fazenda, mapeamento de fertilidade e com o plantio em taxa variável, se observa uma economia pela racionalização do uso de insumos, evitando desperdícios, aumento de eficiência no uso de sementes e aumento da produtividade final da lavoura.

“Com a tecnologia disponível nestes equipamentos, já que as máquinas realizam o plantio com o auxílio das ferramentas de agricultura de precisão, os agricultores são mais eficientes, utilizando melhor os fertilizantes de acordo com a necessidade da área, que é mapeada anteriormente e também tendo uma melhor distribuição de sementes. São tecnologias como esta de aplicação em taxa variável que farão com que o produtor obtenha maior rentabilidade na produção agrícola”, ressaltou Solimar.

Para os produtores, a utilização da tecnologia de taxa variável oferece um trabalho ainda mais eficaz às máquinas no campo.

* Esta reportagem foi publicada na edição impressa do Jornal Copercampos de 15 de dezembro de 2017.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK