Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Tecnologia permite detecção rápida de ferrugem asiática em soja

18/01/2018

Grupo Floss desenvolve fórmula para que técnicos façam testes a partir do primeiro dia de infecção da doença. Técnicos da Copercampos possuem kit para realizar trabalho experimental.

A ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie, é uma das doenças de maior importância da cultura da soja na atualidade, pelo grande potencial perdas na produtividade.

Para que técnicos e produtores identifiquem o mais rápido possível a presença da doença nas lavouras, o Grupo Floss, desenvolveu uma tecnologia para detectar a ferrugem asiática a partir do primeiro dia de infecção, antes mesmo de existirem sintomas visíveis da doença.

Com o kit de detecção ainda em fase de avaliação, técnicos podem realizar o teste de forma simples já na lavoura. O teste é rápido e após duas horas, se tem o resultado em mãos. O Grupo Floss disponibilizou os kit’s para a Copercampos. Cada técnico possui cinco testes para identificação de ferrugem nos campos de produção de soja.

De acordo com o Gerente de Assistência Técnica, Engenheiro Agrônomo Marcos Schlegel, esta tecnologia atenderá de forma precisa e ágil produtores e técnicos, que terão condições de realizar o melhor controle nas lavouras. “Estes kit’s disponibilizados pelo Grupo Floss vão auxiliar nossos técnicos na identificação e consequentemente controle da doença em lavouras de soja. O kit está em período de avaliação do Grupo Floss, não estando disponível comercialmente, mas demonstra o trabalho de pesquisa a fim de melhorar as condições de trabalho nas lavouras. Além dos testes para ferrugem asiática, recebemos informações que o grupo está desenvolvendo um trabalho de pesquisa para testes para mofo-branco. Essas ferramentas vão auxiliar e muito os técnicos de toda a região”, informou.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK