Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Reservas de sementes de inverno estão disponíveis. Produtor, confira quais as novidades para esta safra

15/02/2018

A Copercampos, por meio da Gerência de Sementes e equipe técnica, já está realizando a reserva de sementes para a safra de inverno de 2018. As novidades são a multiplicação de cultivares de trigo duplo propósito, triticale e azevém, por exemplo.

De acordo com a Engenheira Agrônoma Larissa Bones, os produtores associados interessados na produção de culturas de inverno e também multiplicadores de sementes devem entrar em contato com a equipe técnica para reservas as cultivares de sua preferência. “Neste ano, temos algumas novidades em sementes, especialmente para multiplicação como o trigo de duplo propósito, triticale e azevém, oportunizando novas oportunidades aos associados da Copercampos em investir em culturas de inverno”, informou Larissa.

O trigo de duplo propósito, por exemplo, se mostra vantajoso para produtores que atuam com integração lavoura/pecuária. Produtores associados que cultivaram o trigo duplo propósito na safra de inverno de 2017 destacaram o valor nutritivo do cultivar e o grande interesse dos animais pelo trigo, semeado ao lado de outras cultivares forrageiras. Além de ser utilizado na alimentação dos animais, o produtor que opta por esta variedade de trigo tem a opção de colher o grão e comercializar o produto. O trigo duplo propósito tem ciclo mais longo e pode ser semeado mais cedo, além de ser mais resistente ao frio e excesso de chuvas, superando a aveia e azevém.

Outra novidade é o cultivar de azevém BRS Integração, exclusivo para associados da Sulpasto. O cultivar apresenta ciclo produtivo precoce, o que permite a colheita de sementes ou ressemeadura natural, além de ter Bom vigor inicial, com rápido estabelecimento da pastagem; Excelente capacidade de rebrote; Alta produtividade de forragem, com excelente qualidade; Ciclo mais curto que as demais cultivares disponíveis no mercado; Excelente adaptação e sanidade; Tolerância ao acamamento; Porte intermediário a ereto, o que facilita o corte mecanizado para produção de forragem conservada; Alta produtividade de sementes e capacidade de ressemeadura natural.

Já o triticale BRS Harmonia apresenta ciclo precoce para espigamento e ciclo médio para maturação. Com bom peso de mil grãos, tem estatura de planta média/baixa e excelente tipo agronômico. Seus grãos são ligeiramente mais moles e com menor teor de proteína que as demais cultivares de triticale existentes no mercado. A cor branca da farinha obtida possibilita seu uso em mesclas com trigo, para fabricação de biscoitos. Apresenta boa resistência ao oídio e moderada resistência à ferrugem da folha, ao vírus do mosaico comum do trigo e ao vírus do nanismo amarelo da cevada.

Desde o dia 12 de fevereiro, a equipe técnica da matriz e das unidades estão recebendo os pedidos de reservas de sementes. Confira as opções:

Trigo
- Marfim;
- TBIO Audaz (Novidade);
- TBIO Sossego;
- TBIO Sintonia;
- TBIO Toruk;
- Esporão.
 
Trigo (duplo propósito)
- BRS Tarumã.
 
Centeio
- IPR 89.
 
Triticale (Novidade)
- BRS Harmonia.
 
Aveia Preta
- Embrapa 29;
- Embrapa 139;
- Iapar 61.
 
Aveia Branca
- URS Corona;
- URS F Flete.
 
Azevém
- BRS Ponteio;
- BRS Integração (Novidade/Exclusivo para associados da Sulpasto).
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK