Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Chuvas irregulares continuam – Meteorologista Lazinski ressalta que La Ninã continua influenciando clima

21/03/2018

As previsões climáticas indicam que as chuvas continuam irregulares no sul do país e que o fenômeno La Niña continuará influenciando o clima durante o outono e inverno. Essas são as informações repassadas pelo Meteorologista do Inmet/Mapa, Luiz Renato Lazinski.

De acordo com Lazinski, o La Niña diminuiu sua intensidade no último mês, porém, o meteorologista acredita que o fenômeno volte a aumentar nos próximos meses. “Essa La Niña (fraca a moderada) continua influenciando nosso clima durante o outono e inverno (até a primavera ainda estará por aqui), com isto, as chuvas continuam irregulares, intercalando períodos curtos em que chove muito e períodos maiores em que chove pouco ou quase nada, resumindo algum veranico entre o outono e ao longo do inverno”, explicou.

Já as temperaturas se mantêm abaixo da média. “Tivemos um verão ameno e temperaturas abaixo da média para a época do ano aqui no sul do Brasil. Já registramos 11 geadas (a maioria fracas, esta semana tivemos uma moderada, com - 3°C na relva) no Planalto Sul de SC (São Joaquim e Urupema), o que não é muito normal. Portanto, o frio chega cedo este ano e durante o outono e inverno as massas de ar chegam com uma forte intensidade e teremos um número maior de dias com geadas aqui no sul. Isto deve ser o grande problema para o milho safrinha do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo que já está com plantio atrasado e tem grande chance de pegar geada numa fase crítica da cultura, por outro lado, as lavouras de milho safrinha do MT, GO e Triângulo Mineiro sem problemas”, repassou Lazinski.

O meteorologista ressalta que o clima deve ser mais seco e frio no sul. “Um ano bom para a cultura do trigo, mais seco e mais frio. O problema pode ser alguma geada tardia lá no final de setembro”, reforçou.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK