Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Seminário Técnico da Copercampos debate manejo de fungicidas e fertilidade de solo

22/05/2018

Evento é voltado para profissionais da cooperativa e integrantes do Comitê Tecnológico da cooperativa.

A Copercampos, por meio da Gerência Técnica, juntamente com o Comitê Tecnológico, está promovendo nesta terça, 22, e quarta-feira, 23 de maio, no auditório da matriz, em Campos Novos, o Seminário Técnico de 2018, para atualização de conhecimentos da equipe de profissionais e também de produtores associados integrantes do comitê.

Durante os dois dias, os participantes estão debatendo com pesquisadores, soluções de manejo para controle de doenças, especialmente de soja, e sobre formas de elevar a fertilidade do solo. O pesquisador e professor Dr. Carlos Alberto Forcelini, esteve participando do evento, assim como em 2017.

Forcelini apresentou no seminário, uma avaliação da safra 2017/18, o comportamento das doenças de soja e a eficiência de tratamento com fungicidas, a fim de encontrar formas de elevar a produtividade das lavouras. Sobre a safra, o professor faz algumas considerações. O rendimento em produtividade da soja foi satisfatório, com predominância de oídio no início e ferrugem no final do ciclo e ambas impactaram no rendimento de grãos; a resistência aos fungicidas foi menos acentuada na safra e o reforço com outros fungicidas foi fundamental. Forcelini destacou ainda que os novos posicionamentos de produtos (mais preventivos) também foram relevantes.

Outro pesquisador presente no seminário, o Professor Dr. João Carlos de Moraes Sá aborda o tema “Fertilidade do Solo”, com foco em desmistificar conceitos e apresentar oportunidades aos técnicos e produtores com a recuperação e manutenção da qualidade do solo.

O Presidente do Comitê Tecnológico Copercampos, associado e Eng. Agrônomo Lucas de Almeida
Chiocca ressaltou na abertura do evento que o objetivo do seminário é de repassar informações aos produtores e técnicos da cooperativa. “O seminário é para difundir conhecimentos. Precisamos debater com pesquisadores, ter ideias e resultados dos trabalhos desenvolvidos para usar produtos, as ferramentas que dão mais resultado no campo. O seminário é relevante para que possamos ter o máximo de informações para elevar a eficiência na produção de grãos. Agradecemos a Copercampos por disponibilizar condições de realizarmos este treinamento e oportunizar conhecimentos com os professores Forcelini e o João Carlos de Moraes e Sá”, comentou.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK