Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Mais conhecimentos sobre IATF e indução a lactação

18/07/2018

Copercampos e Ouro Fino promovem palestra para Médicos Veterinários, profissionais das Lojas e estudantes de Medicina Veterinária da Unoesc.

A produtividade por animal é um dos índices que podem impactar na lucratividade, especialmente das propriedades produtoras de leite. Para que o sistema seja eficiente, as vacas necessitam de ambiência, nutrição de qualidade, protocolos sanitários atualizados e genética que permita a elevação da produção de leite diária.

O incremento de produtividade é um desafio dos produtores e dos profissionais que prestam assistência na área. Com o controle reprodutivo, intensificando o manejo garante a continuidade da produção. A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotecnologia que chegou para ficar e sua implementação promove a mesma taxa de concepção em relação à inseminação artificial por observação de cio, porém, possui vantagens de diminuir o intervalo entre o parto e a concepção, acabando com a necessidade de detecção de estro.

Com o objetivo de repassar novos conhecimentos sobre o tema aos profissionais Médicos Veterinários, estudantes e equipe de profissionais que atuam nas Lojas, a Copercampos, em parceria com a Diplomata e a Ouro Fino Saúde Animal, promoveu palestra especial sobre IATF e também sobre Indução a Lactação.

O encontro realizado no dia 17 de julho, na AACC, em Campos Novos/SC, contou com palestra da Médica Veterinária e mestre em Reprodução Animal, Bruna Martins Guerreiro. Na oportunidade, Bruna, que atua no departamento técnico da Ouro Fino e desenvolve pesquisas para identificar os melhores protocolos para utilização em IATF, repassou dados e apresentou informações sobre o estabelecimento da IATF em propriedades que atuam na produção leiteira e de corte, objetivando a maior eficiência na aplicação dos protocolos de inseminação, com ajustes como a aplicação de Sincrogest Injetável e também a adição de uma dose de GnRH no início do protocolo de IATF.

Além disso, Bruna apresentou informações sobre a Indução a Lactação, mantendo o animal no programa reprodutivo das propriedades. Segundo a Médica Veterinária, esta ação tem se tornado atraente, principalmente se utilizada de maneira estratégica (em fêmeas sadias e com genética de qualidade), pois permite que a novilha já inicie sua vida produtiva mesmo enquanto ainda estão sendo realizadas tentativas para emprenhá-la.

A indução à lactação possibilita a retenção no rebanho das fêmeas geneticamente superiores e, consequentemente, minimiza as perdas econômicas decorrentes das falhas reprodutivas, sendo uma excelente ferramenta para reduzir o descarte involuntário de novilhas e aumentar a lucratividade da propriedade.

Além da palestra, a Copercampos, por meio da Gerência Técnica e de Insumos e coordenação das Lojas, buscou debater com os profissionais de assistência Médica Veterinária, soluções para elevar as vendas no setor dentro das unidades da cooperativa. De acordo com o Gerente Técnico e de Insumos Edmilson José Enderle (Chú), a troca de conhecimentos é fundamental para atender os clientes com eficiência. “Estivemos reunidos neste primeiro encontro com os profissionais da área veterinária, para debater soluções para aumentar a produtividade nas propriedades de leite e de corte dos nossos associados e clientes. Nosso objetivo é para o próximo ano, desenvolver um Fórum específico para debater a produção animal e elevar nossos conhecimentos sobre o tema. A palestra foi muito proveitosa, contamos com a presença de profissionais da área que atuam em toda a região, interessados em conhecer mais sobre o IATF e só temos a agradecer a Diplomata e a Ouro Fino pela parceria e vamos continuar trabalhando para possibilitar que as novidades tecnológicas sejam repassadas aos agropecuaristas. Temos grandes oportunidades no setor e estamos buscando soluções para atender os associados e clientes”, finalizou Chú.
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK