Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Em julho, nosso Laboratório de Sementes completou 30 anos

30/07/2018

 
O Laboratório de Análises de Sementes Copercampos completou três décadas neste mês de julho. É inquestionável a sua importância dentro de uma das maiores cooperativas produtoras de semente de soja, além de atuar no mercado forrageiro e de cereais. Inaugurado em 23 de Julho de 1988, o laboratório tem o objetivo de fazer a verificação da qualidade das sementes. O LAS é credenciado junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para proceder as análises e emitir os Boletins para realização da comercialização dos lotes de sementes.

Na década de 80, tendo o Departamento Técnico como Gerente o Sr. Antônio Domeval Alexandre, o mesmo via a necessidade de um Laboratório próprio para agilizar as análises e obter os resultados o mais rápido possível para se fazer a comercialização. Em fevereiro de 1987 iniciou-se a aprovação do projeto pelo Presidente Vilibaldo Erich Schmid. A evolução do foi acompanhada pela Eng. Agrônoma Maria Luiza Guizzardi Carlesso que está à frente do LAS como Responsável Técnica desde a sua inauguração até hoje.

“Me emociono e fico muito feliz em estar à frente do LAS por 30 anos, acompanhei toda evolução deste setor de prestação de serviços na área sementeira e posso garantir que hoje eu conto com uma equipe de profissionais comprometidos, honestos e altamente treinados para atuar com qualidade em seus serviços. Em 2008 tivemos grandes avanços com a contratação da Bióloga Vanessa Pezzini Scalon, hoje supervisora do LAS que chegou para gerenciar a qualidade e rastreabilidade criando o sistema dentro dos padrões da Instrução Normativa ISO 17.025/2005 bem como o cumprimento dos objetivos da mesma para desenvolvermos um trabalho mais confiável e que assegura a qualidade baseada na RAS, demais padrões e legislações aplicáveis”, recorda Maria Luiza.

Em 2009, com a aprovação de ex-diretor executivo Sr. Ivar Machado (In meroriam) foi construída uma nova, moderna e ampla estrutura, inaugurada em 2010. Com uma equipe qualificada, equipamentos modernos e um sistema totalmente informatizado, a equipe desempenha os testes com agilidade e compromisso com a veracidade de informações.

Hoje o LAS recebe mais de 11 mil amostras por ano e é responsável por atestar a qualidade das sementes produzidas na cooperativa. São realizados testes de germinação, análise de pureza, peso de mil sementes, exame de sementes infestadas, teste de Tetrazólio, determinação de outras sementes por número, teste de envelhecimento acelerado, detecção de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) e patologia de sementes. São realizados rotineiramente, treinamentos e capacitações internas e externas. Os profissionais que atuam no LAS são formados como Analistas de Sementes e conhecem a legislação, processos e diretrizes para elaborar com eficácia, o trabalho.
 
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK