Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Copercampos promove palestras sobre qualidade de silagem e importância da nutrição para o gado leiteiro

08/02/2019

 
A Copercampos, em parceria com a Nutron e Basso Pancotte realizou nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, nas cidades de Abdon Batista, Campos Novos e Celso Ramos, respectivamente, palestras técnicas com o tema “Qualidade de silagem e período de transição: nutrição equilibrada para altas produtividades”.

De acordo com o palestrante Luciano Rambo, a Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. 

Durante as palestras, Luciano ressaltou alguns pontos relevantes para um período de transição dos animas. Segundo ele, o produtor deve estar atento a sanidade dos animais, para chegar no período pré-parto com escore corporal ideal. “É preciso ainda fornecer uma dieta equilibrada principalmente em fibra efetiva e amido, ter cuidados com conforto, espaçamento de cocho, divisão de lotes e qualidade de água. Esses são alguns fatores que minimizam a queda de consumo nesse período, fator crítico que acarreta em doenças metabólicas”, reforçou.

Fabianne Garcia palestrante da Basso Pancotte-SLO, comentou nos encontros, que o segredo de uma silagem bem feita é a compactação. “Quanto mais compactada mais sucesso terá o produtor e junto com isso vem o uso do inoculante. Anualmente o uso dessa ferramenta está aumentando e se tornando mais necessário para termos um alimento de melhor qualidade e preservar as características de uma silagem de qualidade. O uso de inoculante é muito importante quando falamos de micotoxinas que são produzidas por fungos e facilmente encontradas na silagem. A função principal de um inoculante é acelerar o processo de fermentação e com isso controlar o crescimento dos fungos evitando assim inúmeras perdas e prejuízos para o produtor”, ressalta Fabianne.

Segundo o Técnico Agrícola da Copercampos Flávio Antônio Butka, as palestras técnicas têm o objetivo de repassar informações aos pecuaristas associados para que os mesmos possam tornar ainda mais eficiente a propriedade e aumentar a lucratividade. “Estes eventos reuniram cerca de 70 produtores de leite que tiveram a oportunidade de agregar conhecimentos referentes ao tema”, explanou Flávio.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK