Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Reutilização de água garante sustentabilidade na produção de suínos da Copercampos

22/03/2019

Água é fonte de vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde estamos, nós dependemos dela para viver. Em 22 de março, se comemora o Dia Mundial da Água e demonstramos um pouco do trabalho desenvolvido na Copercampos para garantir a continuidade das atividades com ações para minimizar a utilização deste recurso.

Um exemplo de promoção da sustentabilidade, está na Granja Floresta. Com a Estação de Tratamentos de Efluentes produzidos pelos suínos, é realizado um processo físico-químico e biológico. Ao final de todo o processo, a cooperativa reutiliza até 70% da água para limpeza primária e outras atividades dentro da unidade.

De acordo com o Gerente Agroindustrial da Copercampos, Lúcio Marsal Rosa de Almeida, em torno de 17 mil litros por hora é reutilizado para serviços de lavagem primaria na granja. “Com esta segunda utilização da água na Granja, geramos economia deste recurso hídrico e consequentemente, garantimos a continuidade dos processos de produção de suínos. A eficiência do tratamento de efluentes é superior a 97% e o que buscamos é que a Granja seja autossustentável, e temos resultados de análises que demonstram que a qualidade de água que retorna ao meio ambiente após o tratamento na granja, é superior ao encontrado no leito dos rios, por exemplo”, ressalta Lúcio.

Além da recuperação e segunda utilização da água, a estação de tratamento de efluentes, conta com biodigestores que produzem gás metano. O gás é utilizado no aquecimento dos suínos da creche, diminuindo o consumo de energia elétrica e auxiliando na redução do consumo de lenha das unidades da cooperativa.

Um sistema completo, que torna a granja autossustentável e promove o equilíbrio das atividades com promoção da vida.
 
 
voltar

CONTATO

FONE
49 3541 6000

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK