Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Doenças da soja em debate

02/05/2019

Membros do Comitê Tecnológico Copercampos participam de evento com o pesquisador Dr. Carlos Alberto Forcelini.

Os membros do Comitê Tecnológico Copercampos – produtores associados e equipe técnica -, participaram nesta quinta-feira, 02 de maio, no auditório da matriz, em Campos Novos/SC, de palestra com o Doutor em Fitopatologia Carlos Alberto Forcelini.

No encontro promovido aos membros do Comitê pela empresa Corteva Agriscence, Carlos Forcelini apresentou resultados de pesquisa desenvolvidos nesta safra de soja, especialmente de manejo de doenças na cultura.

O pesquisador mencionou a presença e causas das doenças, como a Phytophthora, que teve grande incidência nesta safra devido ao encharcamento de solo. As doenças de início de ciclo, como Septoriose, Cercosporiose, Antracnose, Mancha-alvo e Phomopsis também tiveram destaque na safra e merecem atenção dos produtores e técnicos.

O controle de doenças da soja se dá pelo manejo integrada, com estratégias diferenciadas que promovem a sustentabilidade da cultura. Com os resultados apresentados, Forcelini e os membros do Comitê visualizaram o potencial dos produtos e sua consequente eficiência contra as doenças e pragas.

Segundo o pesquisador, o uso dos chamados reforços é essencial no manejo. “Precisamos nos adequar as situações e vejo que todas as aplicações de fungicidas devem contar com produtos com ações curativas, seja na composição desse produto ou em misturas para que se tenha um controle efetivo das doenças. Os inimigos estão presentes e o uso de produtos com triazóis e morfolina são recomendados”, ressaltou.

Além da palestra de Forcelini, a Corteva, por meio dos seus representantes apresentou o portfólio de produtos e o posicionamento ideal para a próxima safra.
 
 
 
 
voltar

CONTATO

FONE
49 3541 6000

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK