Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Técnicos recebem informações sobre soja tolerante a seca

28/05/2019

A Tropical Melhoramento & Genética - TMG, por meio do RTC para a região, Fernando Gonçalves Borges, apresentou nesta terça-feira, 28 de maio, aos profissionais do Departamento Técnico da Copercampos de Campos Novos/SC, a tecnologia de soja com o gene HB4, que confere à planta tolerância a estresses abióticos, principalmente a seca.

Cultivares com esta tecnologia permite que as plantas se adaptem às adversidades das condições de estresses ambientais, mantendo níveis elevados de produtividade. A TMG desenvolveu, juntamente com outras empresas, esta nova opção aos sojicultores.

A tecnologia utiliza um gene presente originalmente na cultura do girassol, uma cultura que possui tolerância maior a estresses hídricos. Após identificar esse gene, os pesquisadores o transferiram para a cultura da soja. Diferente de outros mecanismos que se propuseram a ser tolerantes a seca, esta tecnologia aposta na manutenção dos processos biológicos básicos da cultura que são afetados pela estiagem, como por exemplo, a fixação biológica de nitrogênio e a fotossíntese.

De acordo com a TMG, o HB4® é a primeira característica transgênica em soja que vai além dos pacotes de tolerância a herbicidas e resistência a insetos oferecidos até o momento. Segundo a empresa, a tecnologia deve proporcionar estabilidade de produção em diversos ambientes. A tecnologia HB4 está presente na soja e no trigo.

Na reunião, os profissionais debateram ainda o posicionamento de sementes para a próxima safra, cultivares que estarão sendo multiplicadas, assim como as metas de produção e comercialização de soja. Fernando ressalta que novas cultivares da TMG estarão no portfólio de multiplicação da cooperativa para a safra 2019/2020.
 
 
voltar

CONTATO

FONE
49 3541 6000

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK