Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Manejo de doenças de soja é tema de palestra promovida pela Syngenta

31/05/2019

A convite da Syngenta, produtores associados participam do evento com o pesquisador Lucas Navarini.

A Syngenta promoveu na noite de quinta-feira, 30 de maio, no Restaurante Minami Grill, palestra sobre doenças de soja e a relevante adoção do uso de reforços nas aplicações de fungicidas.

Em sua apresentação, o pesquisador Dr. Lucas Navarini abordou questões de fitopatologia, resistência a ferrugem asiática, manchas, mofo branco e intervalo de aplicação dos fungicidas. Lucas lembrou sobre o aumento da resistência da ferrugem a certos fungicidas. O pesquisador entende que o controle de doença deve ser realizado e terá mais eficiência nas próximas safras, com o uso de misturas e protetores, utilizando produtos com diferentes mecanismos de ação durante o ciclo da cultura.

“Estamos visualizando uma perda de eficiência dos produtos utilizados para o controle das doenças como manchas e de ferrugem. Estamos finalizando uma safra onde tivemos muita pressão destas doenças e tivemos um difícil controle por causa da resistência e o que buscamos é demonstrar a variação dos produtos no manejo da cultura, especialmente com os reforços”, ressaltou.

Com conhecimento sobre os fungicidas que podem ser utilizados como reforços e o melhor desempenho dos produtos é essencial para conseguir controlar as doenças e obter bons resultados de produtividade, lembrou o pesquisador. “O uso dos reforços tem resultados significativos e lucratividade ao produtor. Não temos hoje um padrão de aplicação de fungicidas engessado e além de alternar o produto principal, o produtor deve alternar o reforço, porque um reforço pode ter melhor desempenho em mancha, ou exclusivo para mofo branco ou ferrugem, então, eu digo que o profissional da área, o Engenheiro Agrônomo está mais valioso porque ele precisa entender o momento certo para os fungicidas e as combinações entre produtos e reforços. Com os dados que repassamos sobre a resistência aos produtos, o agricultor e os técnicos terão condições de avaliar a utilização dos produtos e elevar a eficiência no manejo”.

Além do pesquisador, a palestra promovida pela Syngenta contou com apresentação sobre o posicionamento de produtos da empresa, realizada pelo DTM Renato Cacho.
voltar

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK