Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Produtores de Nova Prata/RS, participam de palestra sobre produtividade de soja

25/06/2019

Eng. Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen apresentou fatores que influenciam no alto rendimento da cultura e resultados obtidos no Campo Demonstrativo da cooperativa.

A Copercampos, por meio da Unidade de Nova Prata/RS, promoveu no dia 21 de junho, na Câmara de Vereadores do município, palestra sobre os resultados de produtividade de soja e fatores relevantes para elevar os ganhos na cultura, com o Coordenador do Campo Demonstrativo da cooperativa, Eng. Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen.

Na oportunidade, o profissional da área técnica, que atua também como consultor técnico da Copercampos, apresentou o trabalho de pesquisa da área experimental, especialmente quanto a produtividade das cultivares de soja mais plantadas na região de atuação da cooperativa.
Com o trabalho, a Copercampos, seus técnicos, associados e clientes, podem avaliar os melhores materiais a fim de realizar a melhor escolha para a próxima safra, buscando altos rendimentos com a cultura da soja.

Fabrício elencou alguns fatores para se alcançar altas produtividades na cultura, como fertilidade de solo, manejo preventivo contra doenças e pragas, especialmente de ferrugem asiática, que prejudicou o melhor resultado na safra passada, além do mofo branco ou podridão de esclerotinia, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum.

Concurso de produtividade regional

A Copercampos realizou nesta safra 2018/19, um Concurso de Produtividade de Soja para a região de Nova Prata. No encontro realizado no dia 21/06, foram conhecidos os ganhadores da competição que buscou reconhecer os agricultores que obtiveram os melhores resultados com a assistência da cooperativa.

Seis produtores foram premiados no concurso que contou com patrocínio da Syngenta. O ganhador da competição foi Gabriel Guidolim que colheu 81,4 sacos/60kg por hectare. A área colhida foi de 5 hectares na propriedade de Gabriel. Cada participante deste projeto regional da Copercampos/Syngenta deveria colher no mínimo 1 hectare da sua lavoura.

De acordo com o Técnico Agrícola Leoni Maschio, o 1º Campeonato de Produtividade contou com a participação de mais de 30 produtores rurais. Destes, seis foram premiados. “A produtividade mínima da premiação foi de 69,91 sacos/ha e a maior de 81,4 sacos/ha, então, vemos que o potencial para alcançar altas médias produtivas existe e os produtores puderam identificar com o trabalho, que o manejo da cultura, especialmente realizado de forma antecipada, possibilita grandes resultados. Nesta safra tivemos problemas com chuvas no período da colheita que baixou a média produtiva, mas conseguimos visualizar com o trabalho, que há um potencial para alcançar altos rendimentos em nossa região. Agradecemos a participação dos produtores rurais e o apoio da Syngenta para desenvolver este projeto que reconhece a dedicação dos agricultores da nossa região em fazer o melhor na agricultura”, ressaltou Leoni Maschio.
 
voltar

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK