Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Copercampos e Syngenta realizam palestra sobre manejo estratégico de pragas

16/10/2013

Produtores Associados da Copercampos participaram no dia 14 de outubro na Associação Atletica Copercampos, da Palestra Manejo Estratégico de Pragas com Engenheiro Agrônomo, Dr. José Roberto Salvadori da Universidade de passo Fundo - UPF. Na oportunidade foram tratado temas como lagartas de difícil controle em especial a Helicoverpa armigera, uma lagarta que vem causando inúmeras perdas em lavouras brasileiras e tem surpreendido produtores e pesquisadores por seu poder de destruição.

Encontrada em 182 espécies de plantas hospedeiras, a Helicoverpa armigera já foi vista em diversos países e no Brasil há relatos do ataque desta praga na região centro oeste e no estado do Paraná.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Dr. José Roberto Salvadori, no estado de Santa Catarina ainda não há relatos da presença desta lagarta, porém como forma de prevenção, a Syngenta em parceria com a UPF, estão iniciando um projeto chamado HelicoAlerta, onde serão montadas armadilhas de ferômonio para o monitoramento da área e captura da espécie já na fase de mariposa. Dr. José Roberto Salvadori explica que é praticamente impossível identificar com segurança a lagarta Helicoverpa armigera, pela sua grande semelhança com outras lagartas do mesmo gênero, por isso é necessário análises em laboratórios para poder comprovar.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Thiago Romanholi Santiago, responsável pela área de defesa vegetal da ADR- Campos Novos, a CIDASC está realizando ação de prevenção, através de reuniões com responsáveis técnicos de várias regiões, alertando sobre a possível praga e as ações que devem ser tomadas caso isso ocorra. “Estamos buscando orientar a equipe técnica e dessa maneira também o produtor, para que ao encontrar algum tipo de foco dessa praga entre em contato com a CIDASC de seu município, assim iremos realizar a coleta e encaminhar o material para análise oficial junto ao Ministério da Agricultura e caso haja a confirmação, possamos traçar estratégias de controle evitando os prejuízos.” O Engenheiro Agrônomo destaca também que o produto específico para o combate a Helicoverpa armigera, foi liberado apenas para os estados que comprovaram perante ao Ministério da Agricultura, a presença desta praga.
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK