Copercampos
Associados Copercampos
Webmail
Instagram

NOTÍCIAS

Público movimenta o 19º Dia de Campo Copercampos

26/02/2014

Mesmo com a chuva que caiu neste segundo dia de evento, um grande número de visitante e produtores rurais prestigiaram o 19º Dia de Campo da Copercampos, e puderam conferir as diversas variedades em soja, milho, feijão e diversas outras culturas, além de conhecer toda a qualidade da genética apresentada no setor pecuário.
O evento também contou com diversas palestras, onde os visitantes receberam informações sobre vários assunto que auxiliarão em suas propriedades. Confira algumas palestras já apresentadas no 19º Dia de Campo:

Planejamento alimentar do rebanho com silagem de milho

A alimentação de ruminantes, foi um dos tema abordado no 19º Dia de Campo Copercampos. A palestra com o Professor Doutor João Ricardo Alves Pereira da Universidade Estadual de Ponta Grossaa – PR, abordou a “Silagem de Milho no planejamento alimentar do rebanho”.
João Ricardo que é mestre em nutrição animal pela ESALQ/USP e doutor em nutrição animal pela UNESP apresentou de forma dinâmica, soluções para que os pecuaristas possam obter o máximo rendimento do milho de silagem, assim como ponto de corte e armazenagem do produto.
A qualidade nutricional da silagem influência diretamente na produção leiteira. E para que o produtor possa conhecer as eficientes técnicas de produção do alimento para os animais alguns conceitos básicos devem ser adotados para que os agropecuaristas obtenham melhores ganhos com a produção de leite.  João Ricardo comentou que a chance do sucesso vem com planejamento.


Palestra: “Manejo Integrado de pragas na cultura da soja, com ênfase na lagarta Helicoverpa armigera.”

Um dos assuntos que ganhou destaque nesta 19ª edição do Dia de Campo, é o manejo Integrado de Pragas na cultura da soja, assunto que vem sendo debatido por técnicos e pesquisadores, que buscam nesta prática, integrar as diversas técnicas possíveis para manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. Para falar sobre este tema, o Dia de Campo conta com a presença do Dr. André Mateus Prando - Pesquisador da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja de Londrina/PR, Mestre e Doutor em Agronomia e Fitotecnia pela Universidade Estadual de Londrina/PR, que ministrará a palestra: “Manejo Integrado de pragas na cultura da soja, com ênfase na lagarta Helicoverpa armigera.”

De acordo com o pesquisador, a detecção desta nova praga no Brasil trouxe vários prejuízos e muita preocupação a sojicultores de todo o país. Entretanto existem outras pragas que já atacavam a cultura da soja causando danos similares, como o complexo de lagarta do gênero Spodoptera cosmioides e Spodoptera eridania. Conhecer estas ameaças e monitora-las no Campo retomando as práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a melhor maneira de combatê-las. “É importante destacar que medidas de controle devem ser tomadas após o surgimento da praga, em populações iguais ou maiores que os Níveis de ações. Inseticidas não podem ser aplicados preventivamente, pois esta prática intensifica os problemas com pragas, a longo prazo, pela supressão de inimigos naturais.” Dr. André Mateus Prando, destaca ainda que em áreas com históricos de ocorrência frequente dessas lagartas, algumas medidas de manejo podem ser adotadas antes mesmo da semeadura, “Dependendo da necessidade da área, é possível fazer uma dessecação sequencial para a semeadura, ou seja a primeira aplicação de herbicida deve ser feita entre 3 e 4 semanas antes da semeadura e a segunda aplicação próximo ao dia da semeadura.” Comentou o pesquisador.
 
voltar

Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, a Copercampos tem suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CONTATO

TELEFONES
Fone 49 3541 6000
Fax 49 3541 6033

ENDEREÇO
Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

CURTA COPERCAMPOS NO FACEBOOK