• Associado
  • Webmail
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

NOTÍCIAS

Vigor, germinação e sanidade das sementes garantem excelentes resultados no campo

30/06/2016

O agricultor deposita no solo a esperança de dias melhores para ele e sua família e é através das sementes de qualidade, com alto vigor, germinação e sanidade é que a excelência de resultados é conquistada. Vistorias dos campos de sementes são realizadas pelos técnicos e engenheiros agrônomos da Copercampos que conferem a existência de mistura de variedades, presença de pragas e doenças que podem interferir na qualidade do produto final e fazem a liberação ou descarte dos campos de sementes.

Nesse sentido a Copercampos conta o seu próprio Laboratório de Análises de Sementes – LAS – desde 23 de julho de 1988 para realização de análises necessárias e comprovação da qualidade das sementes. De acordo com a Engenheira Agrônoma responsável pelo LAS Copercampos, Maria Luiza Guizzardi Carlesso, o laboratório está legalmente constituído e autorizado para atuar na atividade de análise de sementes e sanidade, sob a inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM N° SC-00490/2006. Está autorizado a proceder as análises e expedir Boletins de Análise de Sementes e Informações de Resultados com citação dada pela portaria ministerial.

Segundo a Bióloga Vanessa Pezzini Scalon, o principal objetivo do LAS é assegurar que as atividades sejam conduzidas com qualidade e em conformidade com as boas práticas profissionais, a partir de uma equipe treinada, visando à satisfação dos clientes, na busca contínua de melhoria. Vanessa ressalta ainda que o laboratório realiza as análises de sementes com qualidade e de acordo com a NBR ISS/IEC 17025:2005.

Análises realizadas no LAS Copercampos estão o teste de Germinação; Análise de Pureza; Peso de Mil Sementes; Exame de Sementes Infestadas; Teste de Tetrazólio; Determinação de Outras Sementes por Número; Teste de Envelhecimento Acelerado; Detecção de Organismo Geneticamente Modificado – OGM e Teste de Sanidade de Sementes.

De acordo com o Diretor Executivo da Copercampos, Laerte Izaias Thibes Júnior, o processo de produção de sementes da Copercampos, que inicia no campo, passa pelas Unidades de Beneficiamento de Sementes e por análises no próprio Laboratório da cooperativa tem se tornado referência no Brasil pela dedicação dos associados no trabalho de multiplicar a tecnologia existente e pelos altos padrões de qualidade do produto que sai com a marca e o nome da cooperativa.
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter