• Associado
  • Webmail
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

NOTÍCIAS

Manejo de plantas daninhas e uso de pré-emergentes é tema de palestras para associados

28/09/2018

A Copercampos, com apoio da Corteva Agriscience, promoveu na noite de quinta, 27, e na manhã de sexta-feira, 28 de setembro, palestras direcionadas a produtores associados e membros do Comitê Tecnológico Copercampos, sobre “Manejo de Plantas Invasoras de difícil controle”, em Campos Novos/SC.

As palestras técnicas promovidas pela Eng. Agrônoma Dr.ª Camila Ferreira de Pinho – Professora da UFRRJ, tiveram como objetivo, repassar aos associados a importância de conhecer os mecanismos de ação de produtos para controle de plantas daninhas, especialmente com o uso de pré-emergentes.

De acordo com a professora, o produtor rural precisa conhecer o impacto e perdas causadas por plantas daninhas no sistema de produção. Além disso, Camila Pinho abordou a resistência das plantas, como a Buva, e os cuidados para não causar a resistência dos produtos às plantas invasoras.

Com foco maior em apresentar os diferentes princípios ativos de herbicidas pré-emergentes, a professora repassou conceitos de uso dos produtos, de acordo com a realidade existente na lavoura. “O manejo com pré-emergentes é uma necessidade, que o produtor deixou de fazer após os avanços da biotecnologia, e que agora devemos retomar. Saber posicionar os pré-emergentes, conhecendo os produtos, é essencial neste processo e repassamos este conhecimento aos participantes”, repassou a professora da UFRRJ.
 
* Herbicidas pré-emergentes ou residuais são produtos aplicados no solo antes da emergência das plantas daninhas alvo sendo que estes devem persistir por tempo e concentração suficientes na camada superficial do solo onde se localizam o maior percentual de sementes de plantas daninhas que germinarão na sequência. O uso desses herbicidas pré-emergentes tem retornado como importante ferramenta no controle de plantas daninhas, especialmente em função de espécies resistentes a herbicidas de pós-emergência.

Muitos pré-emergentes possuem mecanismos de ação distintos dos utilizados em pós-emergência e assim tem importante encaixe na rotação de produtos visando incremento de controle, manejo de biótipos resistentes e como estratégia anti-resistência.
 
 
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter