• Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • Newsletter Revista Copercampos
  • Webmail
  • Associado
  • Compras
  • Segurança e Privacidade

NOTÍCIAS

Dia de Campo de Cebola apresenta opções de manejo e fertirrigação

24/09/2021

A Copercampos promoveu em 23 de setembro, o Dia de Campo especial sobre a cultura da Cebola, no Campo Experimental localizado ao lado da Loja Agropecuária de Ituporanga/SC.

Com 20 empresas participantes dos ramos de sementes, defensivos, fertilizantes, adjuvantes, máquinas e instituições bancárias, o evento contou com a presença de mais de 200 agricultores do Alto Vale do Itajaí. O objetivo do evento foi de apresentar ensaios sobre manejo de inseticidas, herbicidas e utilização de pré-emergentes para controle de plantas daninhas e doenças na cultura.

Além disso, os participantes do evento conferiram a eficiência do sistema de fertirrigação implantado na área experimental. O sistema permite aplicação de fertilizantes via água de acordo com as recomendações de doses a serem aplicadas. De acordo com o Eng. Agrônomo Jackson Dirceu Bombilio, as principais vantagens do sistema é a economia. “Demonstramos o sistema aos produtores para que estes visualizem uma alternativa de irrigação da cultura. Com a fertirrigação se tem economia de água, de fertilizantes, e também defensivos para controle de doenças e pragas, possibilitando sanidade às plantas e uma melhor qualidade de bulbos. Somos precursores no uso desse sistema para demonstrar aos produtores como podemos usar racionalmente a água”, ressalta.

O crescimento da Copercampos na área de hortifrutigranjeiros é visível em toda a região de atuação. Jackson destaca que a equipe de campo está cada vez mais capacitada para atender o agricultor. “Sabemos que as culturas de HF exigem uma assistência técnica diferenciada, e com profissionais capacitados, podemos fazer a melhor recomendação para que o agricultor tenha excelentes resultados”.

O Supervisor da unidade de Ituporanga, Cássio Tholl, ressalta o compromisso da cooperativa em promover a difusão de conhecimentos aos agricultores. “Nossa área experimental de Ituporanga/SC tem sempre o objetivo de repassar aos agricultores inovações. Uma das dificuldades dos produtores de cebola está no manejo de plantas daninhas durante o ciclo da cultura e apresentamos um trabalho técnico com uso de pré-emergentes para demonstrar a eficiência dos produtos durante o desenvolvimento da cultura. Além disso, apresentamos o caderno de campo com manejo de doenças e pragas, e também os custos reais para este manejo, para que os agricultores avaliem as oportunidades. Foram quatro meses de desenvolvimento da área e ficamos muito felizes pela participação das empresas e dos agricultores neste Dia de Campo que buscou oportunizar o conhecimento e apresentar soluções de nutrição e manejo da cultura da cebola, que é fundamental para a economia de nossa região”, destaca Cássio.
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter